CORES: No processo de impressão, as gráficas utilizam tintas CMYK na escala Europa (abreviação de Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, e pronuncia-se 'cemiki').

Para a impressão de cartões e folhetos fotográficos, não é possível a utilização de cores Pantone® nem a utilização de tintas especiais, como prata, dourado ou luminescentes.

As cores especiais serão convertidas automaticamente para CMYK e poderão apresentar variação de tonalidade em relação às cores especiais. Trabalhamos apenas com o padrão CMYK. 

Se você deseja a impressão em tons de cinza, recomendamos a conversão do arquivo para CMYK, tomando o cuidado de verificar se o cinza não está aplicado nas cores CMY, ou seja, C:0% M:0% Y:0%, ou seu arquivo poderá apresentar variação de tonalidade que não estará coberta pela garantia Gráfica Ximenes. Esta variação de tonalidade ocorrerá em qualquer gráfica. 

Para fundo preto, recomendamos utilizar a fórmula: C:40% M:0% Y:0% K:100% (calçamento do ciano) ou o fundo poderá ser impresso em um tom acinzentado. Lembre-se de utilizar esta fórmula só para áreas chapadas e fundos. Não utilize preto 100% (C:100% M:100% Y:100% K:100%) para fundos chapados ou poderá ocorrer transferência de tinta da frente para o verso do impresso e este não estará coberto pela garantia e também poderá ocorrer falhas de registro das cores em textos vazados. (Cartões com verso em preto chapado e frente branca poderão manchar).

Infelizmente a tecnologia gráfica ainda não permite 100% de precisão nas cores, por mais moderno que seja o equipamento de impressão, a variação nas tonalidades geralmente é de 10%. 

Orientamos nossos clientes sobre esta variação para evitar prejuízos desnecessários.

Esta recomendação se aplica a qualquer trabalho gráfico, em qualquer gráfica, com qualquer impressora e tecnologia de impressão. 

Em qualquer trabalho gráfico, lembre-se: o azul marinho do Corel Draw possui a fórmula: C:100% M:100% Y:0% e K:0%, resultando em uma tonalidade roxa no impresso final. Para um azul marinho mais realista utilize a fórmula: C100% M:55% Y:0% e K:30%. Toda fórmula para representar o azul marinho tende à uma variação do azul para o roxo, o que não representa defeito de impressão. 

Para um vermelho mais realista utilize a fórmula: C:0% M:100% Y:100% e K10%. 

Para uma boa visualização de texto nos fundos chapados, utilize 40% de contraste, ou seja, para o fundo de 100%K a fonte deverá ter 60%K ou menos. Se o fundo for vermelho, M:100% e Y:100%, utilize M:60% e Y:60% para o texto. Se o contraste for menor que 40% o texto poderá ficar ilegível. 

Se não utilizar, pelo menos 40% poderá ocorrer dificuldade de leitura. 

Lembre-se que nenhuma gráfica oferece a garantia de 100% das cores, sempre haverá variação de tonalidade e intensidade em relação às provas e o impresso final. Algumas gráficas possuem um sistema de prova de cores que aproxima em 95% as cores do impresso em relação às provas, mas o custo deste processo é relativamente alto para utilizar-se em impressos promocionais de baixa tiragem, como os produtos da Gráfica Ximenes, por isto não oferecemos a garantia de cores. Para melhorar a relação de cores entre o impresso final e a prova, o Corel Draw! possui um simples sistema interno de gerenciamento de cores. A correta configuração deste sistema trará um melhor controle nas cores de suas artes-finais e menos dores de cabeça na impressão de seus produtos. 

Gráfica Ximenes não garante fidelidade de cores em nenhuma hipótese. Os impressos poderão apresentar variação de intensidade e tonalidade das cores, em relação ao monitor ou à prova impressa, bem como em relação às reimpressões, ou seja, poderá ocorrer variação para mais claro ou escuro, mais amarelado ou avermelhado, mais azulado ou arroxeado e apresentar leve variação de tonalidade entre os cartões do mesmo lote. 

FONTES (letras): O principal motivo de atrasos na impressão de trabalhos, desde que foi criada a editoração eletrônica ocorre quando a gráfica ou o bureaux de fotolito não possuem as fontes utilizadas no trabalho do cliente. Na maioria dos casos ocorre a substituição automática das fontes, perdendo-se os fotolitos ou todo o trabalho impresso. Para resolver este problema, tornou-se padrão para os profissionais de editoração a conversão de todas as fontes para curvas. No Corel Draw! basta selecionar o texto a ser convertido e teclar Control+Q. 

Texto branco sobre fundo chapado deverá ter o corpo BOLD (Negrito), com tamanho mínimo superior a 7 (sete) pontos, e sem serifa (aqueles pequenos detalhes nas pontas das letras como a Times), pois se os traços da letra estiverem muito finos, poderão perder definição. Variação de registro em arquivos enviados com corpo de texto inferior a 7 (sete) pontos são comuns e não são considerados como defeitos de impressão, principalmente quando o texto é com mistura de cores. Nunca utilize preto 4 cores (C:100% M:100% Y:100% K:100%) para texto, independente do tamanho, pois certamente apresentará variação de registro. 

Os contornos deverão ter no mínimo 0,4mm de espessura, pois contorno hairline é muito fino para o contorno de textos, podendo dar a impressão de defeito. Utilize sempre o contorno por trás do objeto e escalonável com o objeto, para evitar que o contorno seja sobreposto ao objeto na hora da impressão, principalmente no contorno em textos. Este cuidado deverá ser tomado na criação da arte, não tem como ser detectado na pré-impressão, infelizmente observa-se apenas no impresso final, quando não há mais o que se fazer e a garantia se perdeu. 

OBS: OS ARQUIVOS DEVERÃO SER ENVIADOS ABERTOS (em Corel Draw) OU COM SANGRIA DE NO MÍNIMO 2mm PARA QUE POSSAMOS AJUSTAR AOS LAYOUTS DE IMPRESSÃO. 

IMAGENS – Resolução: Afinal, porque a maioria das gráficas dizem que 300dpi é o suficiente e a Gráfica Ximenes pede 350 ou 600dpi? 

Simples: Para imagens e fotos, 300 a 350dpi é realmente suficiente, mas quando você fecha o arquivo nesta resolução e converte o texto junto com as imagens, ele ficará serrilhado, por isto pedimos que os arquivos sejam enviados (quando fechados em Tiff) em 600dpi pois isto evita o serrilhamento do texto (aqueles dentinhos no contorno das letras).